Doação e transcendência: Husserl e o \"Mito do Dado\"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Guilhermino, Daniel Peluso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-26072024-151727/
Resumo: O objetivo da tese é analisar, nas Investigações lógicas de Husserl, a teoria fenomenológica do conhecimento. Pretende-se, com isso, explicitar como Husserl converte fenomenologicamente o problema tradicional do conhecimento, que é usualmente tratado como o enigma da conexão entre a imanência da mente e a transcendência do mundo. Husserl mostra que tal posicionamento da questão ainda guarda elementos metafísicos. O trabalho da fenomenologia será o de suspender a validade dos pressupostos metafísicos da imanência da mente e da transcendência do mundo e se voltar para os elementos estruturantes das vivências intencionais. Com isso, os conceitos de doação e transcendência poderão ser clarificados e a pergunta da teoria do conhecimento poderá ser reposta, embora agora em registro fenomenológico. A pergunta deixa de ser sobre o enigma do acesso à transcendência e passa a ser sobre o modo de doação da transcendência: ou seja, não se trata mais de questionar se é possível a abertura ao mundo, mas de explicitar como se dá essa abertura. Para a consecução desse objetivo, utilizamos como fio condutor o problema contemporâneo do Mito do Dado, que atua como modelo do problema da teoria do conhecimento em sua versão não fenomenológica. Pretendemos mostrar que tal conversão do problema do conhecimento blinda a fenomenologia de Husserl das acusações de ser uma filosofia doacionista no sentido apresentado por Sellars e McDowell. No desenrolar da tese, defrontamo-nos com uma série de investigações históricas e analíticas, tais como o problema de Lotze acerca da significação real das categorias lógicas, as origens do problema da doação na filosofia contemporânea de Lewis a Sellars, o conceitualismo de McDowell, bem como a estrutura da doação sensível e categorial em Husserl. Por fim, avançamos algumas teses interpretativas sobre a fenomenologia pré-transcendental, quais sejam: sua vinculação essencial entre teoria do conhecimento e metafísica, a ausência de um representacionalismo na sua teoria da sensibilidade e a ausência de psicologismo na sua teoria do entendimento