Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Fragelli, Pedro Coelho |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-04122012-092417/
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Resumo: |
Este trabalho examina a estrutura sacrificial que se encontra no centro da obra de Mário de Andrade. A primeira parte da tese é uma análise do livre de estreia de Mário, Há uma gota de sangue em cada poema, obra que se organiza como um rito sacrificial em que o próprio eu-lírico figura como vítima expiatória. A parte seguinte do trabalho se dedica a estudar a presença decisiva do sacrifício, em seus diversos aspectos, no projeto estético e na obra literária do autor de Macunaíma, principalmente na poesia. Por fim, a terceira parte da tese estuda uma das formas sacrificiais por excelência que o sacrifício assume na obra marioandradina a dança dionisíaca. O trabalho procura enfocar as relações entre a solução sacrificial e o esforço extremo, realizado por Mário, de apreensão da formação histórico-social brasileira. Sacrifício, transe e dança são interpretados como formas paradoxais de representação literária de uma estrutura histórica marcada pelas contradições da modernização conservadora e modelada, em suas origens, pela conjunção de capitalismo e escravidão. |