Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Zuccaro, Leonardo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-26112019-110507/
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Resumo: |
Esta dissertação de mestrado intenta estudar a descriptio (isto é, descrição) a partir de duas vias: uma, a da doutrina configurada e estabelecida em preceptivas retóricas e gramaticais, sobretudo aquelas produzidas a partir do fim do século XV, passando por todos os séculos XVI e XVII, bem como a primeira década do século XVIII, tomando como referência manuais tais como a tradução latina dos progymnásmata de Aftônio (século IV) feita por Rudolph Agricola (1543-1485), o De Utraque Verborum ac Rerum Copia (1513), de Desidério Erasmo, o De Oratione (1558) de Antoni Llull i Cases, e as Rhetoricae Exercitationes (1569) de Alfonso de Torres; outra, a da prática, analisando como as normas e as prescrições se manifestam na produção letrada deste recorte, e, para tal, elegendo como parâmetro a poesia impressa de Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711), a dizer Musica do Parnasso (1705). Daí, a presente dissertação se apresenta como uma análise retórica de poemas deste autor a partir de espécies de descriptio identificadas na doutrina: chronographia (descrição de tempos), rerum descriptio (descrição de coisa), prosopographia (descrição de personagens) e topographia (descrição de lugares). Além de analisá-los sob a luz dos preceitos retóricos, os poemas são cotejados com os de outros autores do mesmo período, a fim de que se possa atestar a adequação de poeta às prescrições ou a sua eventual divergência. |