Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Leonardo Felipe |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-19052023-141139/
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Resumo: |
Este trabalho disserta sobre a obra Terror e miséria do Terceiro Reich (Furcht und Elend des Dritten Reiches), de Bertolt Brecht. O autor escreveu o conjunto de cenas que compõe a obra entre os anos de 1936 e 1937 durante o exilio e buscou representar de maneira ampla e totalizante a sociedade alemã sob o processo da Gleichshaltung (sincronização) nazista. Terror e miséria faz parte da atuação e formulação anti-fascista de Brecht, por isso buscamos nesse trabalho compreender a forma da peça como elemento tático contra o fascismo, principalmente levando em conta a política da Frente Popular anti-fascista que o movimento comunista adotava internacionalmente. Para isso, buscamos fazer um levantamento histórico do contexto político que rodeia a peça e verificar como o autor se situa na discussão entre o realismo e as vanguardas. Acreditamos que a peça é fruto dessa discussão, pois usa elementos do teatro aristotélico e do realismo sem abrir mão da forma épica e a instrumentalização social e política que ela implica. Deste modo, no primeiro capítulo dessa dissertação desenvolvemos as questões históricas e estéticas que circundam a escolha da forma hibrida da peça, a saber, a presença tanto de elementos aristotélicos como de elementos épicos. Assim, inserimos a peça e a recepção dela por parte de Lukács e Benjamin no chamado debate sobre expressionismo travando uma discussão entre os autores e traçando em contrapartida o que Brecht busca aproveitar da forma realista. Em seguida dissertamos sobre a tática Cavalo de Tróia pesente na peça segundo os críticos Jhon e Ann White, que consiste em inserir de maneira disfarçada elementos épicos no interior dos elementos aristotélicos através de dispositivos de estranhamento. Na segunda parte do presente estudo buscamos ver essas estratégias em ato, fazendo análises das cenas a partir dessa relação entre elementos aristotelicos e épicos. Para isso, nos apropriamos da teoria teatral brechtiana para verificar como Brecht figura um realismo dialético na sua tática artística anti-fascista. Sendo uma obra singular na trajetória de Brecht pelo uso de recursos da dramaturgia tradicional mas ainda assim submetidos a refuncionalização (Umfunktionierung) brechtiana, a partir deste percurso, pudemos verificar como Terror e miséria do Terceiro Reich se situa estratégicamente de maneira própria diante da estética anti-fascista; entre as formas do ortodoxo realismo socialista por um lado e do drama ilusionista do mundo burguês por outro |