Para além do suporte: Peter Eisenman através da arte minimalista dos anos 1960

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Henrique Bernardino de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-24072023-162934/
Resumo: Peter Eisenman (1932), arquiteto estadunidense, tem sua carreira marcada pela produção teórica e investigação projetual experimental ligada à arquitetura como linguagem e sua relação com as matrizes constitutivas da cultura arquitetônica e ocidental. A pesquisa procura identificar em sua formação intelectual os fatores preponderantes para suas motivações intelectuais e projetuais. Importante figura no debate arquitetônico Pós-Segunda Guerra, cujas apreensões motivaram desdobramentos na obra de inúmeros críticos e arquitetos relevantes em escala mundial, tem na fundamentação de seus argumentos forte presença da filosofia de Jacques Derrida, da arte de vanguarda do início do século XX e das neovanguardas dos anos 1950-1960, período em que sua produção começa a vir a público. Temas de interesse abordados neste trabalho são: arte moderna, arquitetura moderna, tardomodernismo, arte pop, minimalismo, desconstrutivismo, pós-modernismo e a ideia de suporte em arte e arquitetura.