Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Silva, Jennyffer Stheffanny Pereira da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-26112024-131558/
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Resumo: |
Tendo em vista que a linguagem é o mecanismo pelo qual o mundo efetivamente adquire significado para nós e a importância que a literatura exerce na sociedade, a partir da sua construção e produção de efeitos de sentido, escolhemos analisar a tradução de Herculano Villas-Boas (2017, 1ª edição) do livro O Conde de Monte Cristo, escrito por Alexandre Dumas e publicado entre 1844 e 1846, através da sua organização interna, pelo panorama sensível, mas sem deixar de lado os aspectos externos da sua produção, pela perspectiva social. Para isso, o principal aparato teórico metodológico utilizado foi a semiótica discursiva francesa (comumente conhecida como greimasiana), por meio do estudo dos níveis fundamental, narrativo e discursivo do percurso gerativo de sentido, assim como das paixões, de Greimas e Fontanille, e da tensividade, de Zilberberg. Com relação à estrutura narrativa, vimos que as relações conflituosas ou polêmico-contratuais se devem pelo interesse mútuo de dois sujeitos em um mesmo objeto. Já no patamar discursivo, pudemos constatar a importância dos temas e das figuras na construção dos efeitos de sentido, sobretudo sob o ponto de vista social. O nível fundamental, por sua vez, mostrou as oposições semânticas principais, tendo como destaque a desesperança que leva à vingança vs. a confiança. No que concerne as paixões, sendo este o nosso maior foco, fomos capazes de identificar que todo o desencadeamento da história se deve à cólera, pela espera frustrada na qual um sujeito esperava entrar em conjunção com determinado objeto, o que o conduz ao programa da malevolência para reparar a falta sofrida e conseguintemente ao percurso da vingança. Ademais, há outras paixões ou ações apaixonadas que fizeram parte da nossa análise como o ressentimento, o ciúme, a inveja, o medo, o remorso, a esperança, e claro, a vingança propriamente dita, a ação apaixonada mais predominante na obra. Para encerrar o exame das estruturas internas do texto, tratamos do percurso tensivo pelas oscilações ou variações nos eixos de intensidade e extensidade através de arcos tensivos. Referente aos enfoques externos, o nosso olhar se voltou para a intertextualidade estabelecida com o movimento literário romântico e o contexto sócio-político-histórico francês da época. À vista disso, a presente pesquisa se justifica pela busca de uma leitura mais reflexiva e sensível com base nessa construção da realidade social apresentada pela literatura, através dos afetos, dos estados de alma dos sujeitos e das relações polêmico-contratuais que perpassam a obra |