Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Dias, Dora Souza |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-07032016-180008/
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Resumo: |
O ensino de design, compreendendo os campos do desenho industrial e da comunicação visual, foi implementado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1962. A inclusão dessas disciplinas no curso de Arquitetura fazia parte de um novo modelo de ensino que visava a uma formação ampla para o arquiteto. Com o propósito geral de contribuir para a consolidação dos estudos sobre as raízes do ensino paulistano e brasileiro de design, o objetivo desta pesquisa foi o resgatar, registrar e analisar a história do ensino de comunicação visual na FAU USP, apresentando personagens envolvidos, conteúdos programáticos e didáticas empregados nos anos 1960. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa contou com um extenso levantamento de dados, obtidos por meio de métodos de história oral e da microhistória, que também delinearam o âmbito de análise das informações reunidas. Como resultado, compreendeu-se que o ensino de comunicação visual da FAU USP, nos anos 1960, recebeu algumas influências internacionais, sobretudo a da escola Bauhaus. Além disso, a influência do perfil dos docentes - alguns artistas-plásticos, outros arquitetos de vertente moderna - sobre esse ensino foi determinante para os caminhos tomados e para o estabelecimento de uma certa dicotomia, que marcou o ensino da Sequência de Comunicação Visual daquela década, entre uma visão baseada na sensibilidade artística e outra na metodologia racionalista do projeto. Concluiu-se que o ensino de comunicação visual na FAU USP, balizado tanto pelas artes plásticas quanto pelo design gráfico moderno, atendeu ao objetivo da reforma do ensino feita em 1962, formando profissionais com atuação abrangente e plural. |