Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Bomeny, Maria Helena Werneck |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-17112010-094224/
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Resumo: |
Tomando o design gráfico como eixo de observação, foram analisados os caminhos traçados na profissionalização dessa atividade e os fatores que levaram a mensagem a alcançar a forma gráfica atual. Nessa análise, foram consideradas as mudanças decorrentes não só da introdução da tecnologia digital, mas também das transformações de tendências e padrões culturais que determinaram o período estudado. Como ponto de partida foram utilizados os princípios modernistas, sistematizados pela Bauhaus e seqüenciados pelas diretrizes da Escola Suíça, que determinaram o papel do design gráfico como um transmissor neutro e cuja proposta era a claridade, a objetividade e a funcionalidade, por meio de formas universais e livres de valores regionais. O objetivo central foi analisar a perda da supremacia desses valores, acompanhada pela introdução da tecnologia digital, com novos equipamentos oferecendo novas ferramentas, possibilitando novos enfoques para a idealização dos projetos. |