Quando a dança encontra a criança: um estudo acerca da criação em dança contemporânea para criança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Julia de Andrade Henrique dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-04092017-114723/
Resumo: Partindo da constatação de que a dança contemporânea para crianças vem se tornando uma área expressiva no campo da pesquisa e criação em dança, a presente dissertação busca refletir sobre as singularidades dessa área de atuação da dança cênica. No encontro da dança contemporânea com as crianças, emerge o entrecruzamento de diversas áreas de conhecimento. A partir desses estudos, surge o encontro da leitura feita das referências bibliográficas com a análise de três obras de arte brasileiras que se enquadram no campo da produção em dança para crianças. Foram escolhidas três produções de três companhias de dança que partiram de processos de criação distintos, acreditando que, desta forma, possam ser relevantes para se estabelecer um panorama das produções em dança para crianças atuais no país. As três obras escolhidas foram Dança em Jogo da Balangandança Cia, Poemas Cinéticos da Lagartixa na Janela e Pequena Coleção de Todas as Coisas da Cia Dani Lima. As análises de tais obras assim como a contextualização do fenômeno dança para crianças foram realizadas através de diferentes autores que advém de campos distintos como estudos da infância, produção cultural, arte contemporânea, dança contemporânea, recepção estética, entre outros campos epistemológicos. Manoel de Barros, poeta que exercita ser criança em sua poesia, assim como as crianças que exercitam ser poetas no seu ser criança, também exerceram grande influência nesta pesquisa. Tanto a dança para crianças como a poesia de Manoel de Barros, são línguas de brincar. No caso da dança, o papel do performer é central nessa língua. Sendo um público bastante exigente e sincero, a criança entendida aqui como um ser produtor de culturas e de saberes, precisa se sentir conectada com os adultos em cena, e, para ocorrer conectividade com seu público-alvo, é fundamental a presença de um corpo cênico receptivo. Um estado corporal cênico brincalhão que se apresenta no entrelaçamento, compartilhando com a criança através da expressividade do gesto do adulto memórias e imaginários permitindo que, na atualidade da cena, dança e criança se encontrem numa experiência compartilhada. Através da interface de estudos interdisciplinares, portanto, esta pesquisa pretende trazer contribuições para a dança contemporânea, produção cultural para crianças e estudos da infância.