Fatzer: revolução e contrarrevolução na Alemanha

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Mantovani, Pedro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-30072019-162800/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor um comentário acerca do complexo Fatzer de Bertolt Brecht. Trata-se, por um lado, da leitura do conjunto de fragmentos trabalhados por Brecht entre 1926 e 1930, divididos em documento e comentário, que não foram publicados durante a vida do autor. Entendemos que neste conjunto podemos encontrar, em primeiro lugar, um registro do processo de formação artística e política do autor, sua passagem para o marxismo ocorrida na república de Weimar nos anos vinte. Em segundo lugar, identificamos no material o método dialético de configuração artística de Brecht em ação, ao qual ele uma vez referiu-se como o mais alto padrão técnico. Por outro lado, propomos uma leitura do fragmento Fatzer publicado no primeiro dos seus Versuche em 1930. A nossa hipótese é que este pode ser entendido como uma obra de agitprop brechtiana em defesa da Frente Única.