Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Ceccato, Maria |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25022021-162546/
|
Resumo: |
A pesquisa investiga a utilidade do Material Fatzer, texto teatral fragmentário escrito por Bertolt Brecht entre 1926 a 1931. Estabelece sua associação à teoria das peças didáticas (Lehrstück) do autor, considerando o texto modelo de ação para auto-instrução daqueles que empreendem um experimento estético a partir do mesmo. À essa pesquisa interessa abordar possíveis campos de aprendizado com o Material a partir de três experimentos/montagens brasileiras empreendidas nos últimos vinte anos por três grupos teatrais: Material Fatzer do Teatro Vila Velha - 2001 (BA), O Que está aqui é o Que Sobrou do Coletivo Bruto - 2012 (SP), Desertores do Coletivo de Teatro Alfenim - 2019 (PB). Assim aborda questões como a expectativa de re-funcionalização do aparelho teatral na perspectiva da busca por um Estado coletivista, a concepção materialista da História, a posição dos trabalhadores do teatro e da organização do grupo de teatro dentro das relações de produção estabelecidas e a pertinência da re-contextualização dos temas tratados no Brasil de hoje. Privilegia o diálogo entre o autor e o filósofo Walter Benjamin e visa constituir material para futuros experimentos e que amplie a possibilidade de acesso ao Material Fatzer, considerado cifrado e inacessível. |