A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Novaes, Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-20092022-154005/
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo central investigar a produção de sentidos sobre os elementos narrativos, discursivos e sobre as práticas de recepção que constituíram a predileção da série Game of Thrones (HBO, 2011-2019) por telespectadores brasileiros, a fim de obter uma compreensão mais ampla da recepção de ficção televisiva estrangeira. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo que busca entender a recepção e o consumo dessa série fundamentada nos Estudos de Linguagem, Estudos de Recepção, Estudos de Mídia Transnacional e na Teoria das Mediações. Assim, o problema de pesquisa é sintetizado em duas interrogações: (a) quais elementos narrativos, proposições discursivas e práticas de recepção - enquanto mediações constituintes da produção de sentidos - inter-relacionam-se na construção da predileção da série Game of Thrones por brasileiros no estado de São Paulo? e (b) de quais maneiras os sentidos produzidos na recepção da série articulam-se na vida cotidiana e social dos sujeitos entrevistados? Na etapa de coleta de dados foi utilizada amostra não probabilística, seguindo o princípio de diversificação interna de grupo até a saturação empírica. O corpus foi constituído por 12 entrevistas individuais em profundidade semiestruturadas com jovens residentes no estado de São Paulo, de 18 a 30 anos. O dispositivo de análise foi desenvolvido com base na Análise de Discurso de linha francesa (AD) para reconhecer as mediações atuantes na produção de sentidos sobre a preferência e os usos atribuídos à série pelos entrevistados. Os resultados apontam o hibridismo de gêneros, a presença de personagens multidimensionais e suas jornadas de reconhecimento, e a complexidade narrativa e moral, a construção de um storyworld verossímil como elementos narrativos e discursivos articuladores do interesse pela série. Tais elementos constituintes da poética da série revelaram-se como peças-chave para a atribuição de valores como distinção e pertinência em relação à realidade sociocultural vivida no momento histórico do processo de recepção. Outro achado da pesquisa refere-se que a série Game of Thrones, na qualidade de programa ficcional seriado predileto, tornou-se mediadora de práticas sociais, tais como: a construção de identidades, a socialização, a ritualidade, o exercício da cidadania e a prática de atividades lúdicas. A relevância e centralidade conquistada pelo produto midiático na experiência subjetiva e social do telespectador, possibilitou a construção de vínculos - nome atribuído à relação assídua, duradoura, significativa e pertinente encontrada entre os receptores locais e o programa televisivo transnacional.