As rupturas das imagens técnicas: demolições e reconstruções do fotojornalismo brasileiro no Instagram

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lopes, Carolina Vilaverde Ruta
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-09012020-160045/
Resumo: Este estudo busca identificar desafios e potências do fotojornalismo brasileiro no Instagram a partir de reflexões baseadas na proposição de que a origem das imagens técnicas teria provocado rupturas que remodelaram a atuação da imprensa e reorganizaram o espaço público contemporâneo. Para tais análises, partimos dos postulados de Vilém Flusser (2002, 2008), particularmente seus conceitos de imagem técnica, caixa preta e jogador. Assumindo que os desenvolvimentos tecnológicos da passagem do século XIX ao XX alteraram nossas percepções de tempo e espaço, pretendemos qualificar como tais transformações impactam a atual circulação de imagens técnicas em redes sociais como o Instagram , plataformas de comunicação que prolongam certas características da televisão, como a superação das barreiras linguísticas e a instantaneidade das imagens ao vivo. Também buscamos evidenciar como a curadoria algorítmica de conteúdos no Instagram , modelo matemático programado para mediação personalizada do mundo, nos parece desafiar a lógica tradicional do jornalista como gatekeeper e desgastar a linha entre as questões de ordem pública e privada. Para avaliar tais fluxos de informação na rede social, optamos por uma abordagem metodológica de coleta manual e observação qualitativa, a fim de termos maior familiaridade com as imagens selecionadas para o corpus . Assim, observamos a performance dos perfis dos cinco maiores jornais brasileiros (em circulação) - Folha de S.Paulo (SP), O Globo (RJ), O Estado de S. Paulo (SP), Super Notícia (MG) e Zero Hora (RS) - durante o mês de janeiro de 2019 no Instagram . No processo, foram encontradas 1.868 imagens, catalogadas em seguida para a composição de um panorama da atuação de cada veículo na rede social. Pretendemos, assim, identificar qual o espaço que fotojornalistas e notícias ocupam nos perfis de uma rede social imersa no entretenimento. Deste modo, ao longo deste trabalho, esperamos construir um denso repertório acerca dos desdobramentos das imagens técnicas e oferecer um observatório expressivo da experiência de tradicionais veículos da imprensa brasileira no Instagram .