Imagens entre a fotografia e o jornalismo: uma leitura simbólica do fotojornalismo premiado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: De Carli, Anelise Angeli
Orientador(a): Martins, Ana Tais
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/132839
Resumo: Esta dissertação caminha pelas fotografias premiadas na última década (2005-2015) do World Press Photo para discutir os aspectos contemporâneos da produção fotojornalística. O substrato teórico parte do sistema imaginário de Gilbert Durand e da complexidade de Edgar Morin para encontrar a epistemologia do jornalismo e da fotografia com autores como Vilém Flusser, Philippe Dubois e Roland Barthes. Percebemos uma inclinação na produção recente do fotojornalismo em produzir narrativas mais elaboradas e simbólicas em lugar das tendências no final do século XX, como a estética do choque a foto flagrante. A hipótese é que os fotojornalistas recentemente prefiram apostar na produção simbólica para não reduzir os acontecimentos a dados informativos.