Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Tuttoilmondo, Joana Vieira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-12012012-141718/
Resumo: A presente pesquisa analisa os processos de atualização de acervos de arte contemporânea brasileira em dez museus do país e as condições dessa prática na atual confi guração do sistema da arte. Como recurso de aprofundamento, examina mais detidamente os processos curatoriais ligados à formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo nos anos 1990 e 2000. A partir do diagnóstico da situação dos museus brasileiros no que se refere à incorporação da produção artística das últimas duas décadas, procura-se discutir as características do campo sociocultural da arte, os desafi os que os museus enfrentam e as implicações de sua prática colecionista sobre a constituição da memória das artes visuais recentes do país e sobre a construção da história da arte. O estudo procura contribuir para o entendimento dos processos de formação de valor e legitimação na arte contemporânea a partir do exame das dinâmicas de institucionalização da produção recente. Com esse intuito, busca articular a análise da ação preservacionista dos museus ao acionamento e visibilidade da produção contemporânea brasileira no circuito internacional de arte.