\"Quando um muro separa, uma ponte une\": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gomes, Caio de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28062013-130124/
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como, ao longo das décadas de 1960 e 70, artistas ligados à canção engajada conceberam projetos de integração da América Latina por meio da canção, e como esses projetos resultaram no estabelecimento de uma série de conexões transnacionais. Neste período, os impactos da Guerra Fria tiveram como consequência um contexto político fortemente polarizado, o que afetou diretamente o campo cultural e, especialmente, o campo artístico. As experiências políticas comuns favoreceram as trocas de ideias e a intensa circulação de artistas por todo o continente, permitindo o estabelecimento de uma série de contatos e diálogos. Utilizando como fonte principal a discografia dos mais destacados artistas de cada país, o objetivo á analisar essa história de conexões transnacionais na canção engajada latino-americana focalizando três fases distintas: a) a primeira, entre 1963 e 1966, momento de formação e consolidação dos movimentos de nueva canción no Cone Sul, em que o engajamento se manifestou fundamentalmente por meio da crítica social; b) a segunda, entre 1967 e 1969, marcada pelos impactos do I Encuentro de la Canción Protesta, realizado em Cuba, que resultou no destaque de dois temas importantes: a revolução e o anti-imperialismo; c) a terceira, que compreende a década de 1970, período marcado pela radicalização dos discursos políticos, pela intensificação das conexões e também pelas tentativas de inserção dos artistas brasileiros nos circuitos da canção engajada latino-americana.