Integração cultural em festivais da canção: entre a América Latina e a Ibero-América

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lara, Lucas Cotosck
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-17082023-115319/
Resumo: O objetivo desta dissertação é entender se e como os projetos Hispavisión e Eurovision Song Contest Latin America, anunciados em 2022, podem contribuir com a integração cultural latino-americana e ibero-americana. Para isso, constrói-se e coleta-se um instrumental teórico e histórico que posteriormente é usado para se levantarem problemáticas e sugestões para ambos os projetos e para a ideia geral de um festival internacional da canção que englobe toda a América Latina ou a Ibero-América. O instrumental teórico é construído a partir da criação de uma definição ad hoc de integração cultural e é coletado pelo estudo da cultura e da comunicação via aportes centrados nos conceitos de mediação, popular e massivo e pelo estudo da ideia de espaços culturais e identidade latino-americana, tanto na academia quanto nas organizações internacionais. O instrumental histórico foi feito com estudos da história do projeto político espanhol do conceito de comunidade ibero-americana; do fenômeno da Nova Canção como representativo de um fenômeno musical regional que se aproximava da Península Ibérica; e de diferentes festivais da canção selecionados entre a Europa e a América Latina. A primeira conclusão delimitou o Hispavisión, projeto da Radiotelevisión Española, como potencialmente vinculado à integração cultural, mas não o Eurovision Latin America, impulsionado pela empresa Voxovation, que adquiriu os direitos da marca Eurovision para outras regiões. No entanto, essa divisão não impede que a situação mude no futuro e que possam ser feitas recomendações para ambos os projetos. Nesse aspecto, o trabalho tem uma motivação técnico-normativa, por encontrar problemáticas e criar sugestões para um melhor modelo, tendo-se em vista o contexto cultural e princípios comuns à América Latina e à Ibero-América.