A ironia de quem \"formosa\" te chamou!: a rua Formosa no processo de elitização do Anhangabaú (1877-1917)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Carlos Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28062021-183843/
Resumo: Este trabalho propõe um novo caminho analítico para entender o primeiro processo de elitização do Vale do Anhangabaú, ocorrido na virada do século XIX para o XX, ultrapassando as escolhas metodológicas consolidadas nos estudos de referência - focadas nos eixos arquitetônico e urbanístico - para repensar o mesmo transcurso tendo como ponto focal os moradores. Logo, ao abdicarmos do esmiuçamento de grandes projetos desenhados para a região, pretendemos contribuir com uma vertente pouco aprofundada nos trabalhos sobre a temática: refinar os perfis de ocupação humana e entender sua evolução em territórios que tenham experenciado movimentos de intensa - e súbita - transformação espacial. Dessa forma, a partir do mapeamento dos principais grupos afetados no processo, queremos entender como as modificações urbanas influenciam nas lógicas sociais de convivência e ocupação do espaço. Dentro do processo, elegemos como recorte de investigação a rua Formosa. Localizada entre o Vale do Anhangabaú e os jardins do Theatro Municipal, a rua era peça-chave no projeto de remodelação. Permeada por edificações vistas como entraves à modernização e ao projeto estético de metrópole que se desejava alcançar, seria parcialmente apagada do mapa para dar espaço a construção do Parque Anhangabaú, ao custo de uma ampla desapropriação coletiva e da retirada de moradores. Todavia a introdução de uma estética refinada não dissiparia seus antigos usos, que deixariam resquícios e aflorariam no convívio diário um descompasso entre o tempo do progresso e o dos laços com o espaço.