A utilização de elementos e figuras de retórica nos ofertórios de André da Silva Gomes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Soares, Eliel Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-06032013-161515/
Resumo: O presente trabalho tem como proposta apresentar elementos e figuras de retórica inseridas na música de André da Silva Gomes, ou seja, os mecanismos adotados pelo autor nas estruturas de sua obra, primeiramente partindo de investigações dos contextos históricos de épocas anteriores e de seus contemporâneos, passando pelos importantes tratadistas e compositores que estudaram e a utilizaram, sua origem, sistematização e seu ápice no Barroco e possíveis aplicações no Classicismo. Da mesma forma, na dissertação se encontrará uma observação minuciosa sobre a relação texto-música, tomando por base algumas obras compostas por Silva Gomes. Em síntese, através de análises das partituras do compositor luso-brasileiro, mostraremos a utilização da retórica como elo entre a eloquência e persuasão por via de um discurso altamente planejado, organizado, desenvolvido em seus ofertórios e que seu conhecimento retórico se alinha ao saber da época.