Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Araujo, Marcella Grecco de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-26082021-123104/
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Resumo: |
Inserida em um movimento atual e transnacional de resgate da história de pioneiras no cinema, esta tese de doutorado aborda a trajetória de Cleo de Verberena, cineasta brasileira. Nascida Jacyra Martins da Silveira, em 1904, Cleo de Verberena fundou em São Paulo junto de seu marido, Cesar Melani, a EPICA-FILM, companhia através da qual dirigiu e protagonizou seu primeiro e único filme, o longa metragem silencioso O Mysterio do Dominó Preto (1931). No decorrer do texto, procuramos pensar a relação da mulher com o cinema no início do século XX de forma abrangente e também local, relacionando a experiência de Cleo com a de outras pioneiras e refletindo sobre as particularidades do fazer cinematográfico brasileiro no período. Para tanto, baseamo-nos, principalmente, em bibliografia sobre história do cinema e estudos de gênero e nos achados na Biblioteca Nacional, Cinemateca Brasileira e Acervo Cinédia sobre Cleo de Verberena, bem como em conversas com familiares. Por se reconhecer e ser reconhecida pela imprensa da época como cineasta e, por de fato ter exibido um longa metragem em circuito comercial, Cleo de Verberena pode ser considerada a primeira diretora brasileira. Alertamos, no entanto, que esta tese de doutorado não visa o defender de um posicionamento cronológico na história do cinema, mas apenas lançar luz à trajetória desta pioneira nacional. |