Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Kaspar, Katerina Blasques |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-13022023-174728/
|
Resumo: |
Esta dissertação discute a prática do não escrever, noção explorada por Paloma Vidal em seu projeto Não escrever. Paloma Vidal é uma escritora nascida na Argentina, em 1975, e radicada no Brasil. Interessada por temáticas como a memória e o deslocamento, suas obras mais conhecidas são A duas mãos (2008), Algum Lugar (2009) e Mar Azul (2012). O projeto Não escrever aconteceu sobretudo entre 2015 e 2018 e se manifestou em um projeto de pesquisa acadêmica, viagens, aulas, palestras performáticas, um livro cartonero e um diário (ou cadernos). Percorremos o projeto Não escrever, refletindo sobre como a investigação de Vidal se relacionou fundamentalmente com a obra de Roland Barthes e também com aspectos biográficos do autor. Nosso interesse por esse trabalho de Vidal parte de uma busca por modalidades literárias que extrapolem os limites da disciplina, em direção a outras práticas expressivas. Este percurso investigativo envolveu, neste sentido, o estudo de aspectos da performance, da fotografia e das práticas editoriais dos livros cartoneros. Dialogar com as obras de Roland Barthes (da década de 1970-80) e com a biografia do autor, composta por Tiphaine Samoyault (2015), foi outro eixo importante de nossa pesquisa. Ao se relacionar com aspectos tais quais a literatura fora de si e o deslocamento na literatura, este trabalho também estabelece diálogo com discussões contemporâneas da crítica literária. |