Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Osaka, Caique Zen |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-01042024-121521/
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Resumo: |
Em muitas ocasiões, da juventude até o fim da vida, Jorge Luis Borges recorreu à palavra \"voz\" para pensar sua escrita e a escrita de outros autores. Ao mesmo tempo, ao longo dessas décadas, Borges se dedicou intensamente a gêneros orais (como aulas, conferências e entrevistas) em que a enunciação envolve uma performance. A voz, portanto, parece fundamental a Borges não só como \"voz da escrita\" ou \"voz literária\", mas também como veículo para a construção de uma figura de autor. Considerando a voz nesses dois sentidos, esta dissertação se debruça sobre textos em que Borges refletiu sobre a questão da voz na literatura, mas também sobre suas entrevistas e conferências, a fim de ver como o autor construía uma figura pública nesses gêneros geralmente considerados secundários. A intenção é mostrar como a voz literária de Borges se relaciona com a voz projetada no espaço público, e como sua obra, por meio dessas duas \"vozes\", tornou-se indissociável de sua figura de autor |