Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Sampaio, Edson Luis da Costa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29062017-093142/
|
Resumo: |
Antes de possuir legislação específica de proteção do patrimônio cultural, a cidade de Santos sofreu perdas consideráveis em relação a sua memória edificada, decorrentes da modernização e ampliação de seu porto, impulsionadas pela economia de exportação. No sentido de se contrapor a essas perdas, surgiram a partir dos anos 1970 diversas manifestações e debates favoráveis à preservação em Santos. Desta maneira, foram feitos diversos pedidos de tombamentos aos órgãos oficiais de preservação e no final dos anos 1980 teve início o processo de implantação de políticas de preservação no Município, com a criação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (CONDEPASA). Assim, os objetivos desta pesquisa são contextualizar o papel desempenhado pelos órgãos de preservação, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT) e CONDEPASA, além de apresentar e analisar os Programas de Municipais de Preservação que contribuíram para a revitalização do centro histórico. Para melhor compreensão deste processo serão também analisadas quatro obras de restauração: Casarão Branco da Praia, Outeiro de Santa Catarina, Teatro Guarany e Casarões do Valongo. |