De contos a depoimentos: memórias de escritoras negras brasileiras e moçambicanas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pereira, Ianá de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-19072018-120739/
Resumo: Nesta tese de doutorado, apresentamos e examinamos memórias de escritoras negras brasileiras e moçambicanas. Além disso, fazemos uma aproximação entre temas enfrentados por depoimentos e por textos literários das escritoras. As entrevistadas, a pesquisadora e os autores eleitos para a pesquisa emergem ali como diferentes vozes, mas de mesma dignidade comunicativa, todas participando do diálogo estabelecido na tese. Foram, portanto, duas nossas fontes de dados. De um lado, a pesquisa organizou-se pela análise conteudista de obras literárias, quatro livros de contos As andorinhas (Paulina Chiziane), Insubmissas lágrimas de mulheres (Conceição Evaristo), Malungos e milongas (Esmeralda Ribeiro) e Ninguém matou Suhura (Lilia Momplé) , aí privilegiando a atenção ao quadro social dos textos tal como se deixou apanhar no interior de cada obra (o contexto político, cultural e histórico das tramas) e aos seguintes temas: a pobreza, a condição dos negros, a subordinação da mulher, as respostas de mulheres a eventos ou circunstâncias de racismo e sexismo (respostas ao rebaixamento econômico-político longamente formado contra mulheres negras, o que necessariamente incluiu respostas à opressão e reificação da mulher negra, respostas à subordinação e aos atributos de coisa que lhe foram historicamente impingidos). Por outro lado, a pesquisa recorreu a entrevistas semidirigidas e ao exame de depoimentos: os mesmos temas, primeiro tirados da literatura, foram retomados em conversas diretas com cada uma das quatro escritoras