Relações entre escrita e oralidade na transmissão e práxis do choro no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rosa, Luciana Fernandes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-09032021-143914/
Resumo: Esta tese, situada na linha de pesquisa em Educação Musical do Programa de Pós-Graduação em Música, investiga as relações entre escrita e oralidade na transmissão e práxis do choro no Brasil, dos primórdios à atualidade. A pesquisa tem abordagem interdisciplinar. Optei por realizar uma etnografia das práticas de ensino e aprendizagem do choro, desde a época que antecede seu surgimento, no início do século XIX, até a atualidade. As questões fundamentais a este trabalho investigadas durante a pesquisa são: como o choro era transmitido no passado e como é atualmente; quais maneiras permanecem e quais maneiras foram acrescidas aos processos de transmissão; como a escrita e a oralidade se relacionam na transmissão do choro; como as tecnologias de difusão de música, como gravações, e as ferramentas audiovisuais e digitais são utilizadas na transmissão, em que medida e como as redes sociais são agentes importantes nestes processos. Demonstrei que escrita e oralidade sempre estiveram presentes na transmissão do choro e são maneiras que se complementam.