Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Santos, Felipe Augusto de Souza |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-08062022-114135/
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Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo central desenvolver reflexões acerca do teatro final de Samuel Beckett, a partir da perspectiva do aprimoramento do processo de escrita dramatúrgica de Beckett resultante de sua experiência como encenador. Para tanto, realizamos o estudo e análise de nosso objeto, o trabalho realizado por Beckett como dramaturgo e encenador ao longo das duas últimas décadas de sua produção teatral, em um recorte temporal que se inicia em 1972 e se estende até 1983, compreendendo todo o arco final da produção teatral do autor de Esperando Godot. No intuito de abarcarmos de forma aprofundada a complexa e extensa obra teatral final de Beckett, nos debruçamos neste estudo sobre oito dramatículos beckettianos, cotejando-os com o estudo e análise de extenso material primário, compreendendo desde os theatrical notebooks relativos a quatro dos oito dramatículos finais encenados por Beckett no Schiller-Theater berlinense e no Royal Court Theatre londrino, passando por manuscritos não publicados que fazem parte do acervo do Beckett Archive da Beckett International Foundation, localizado na University of Reading na Inglaterra, e chegando à correspondência do dramaturgo-encenador irlandês e a alguns de seus escritos teóricos. O trabalho se divide entre comentários críticos acerca dos dramatículos Not I, That time, Footfalls, A piece of monologue, Rockaby, Ohio impromptu, Catastrophe e What where, apontamentos críticos acerca das encenações dirigidas por Beckett e, em casos específicos, encenações realizadas por outros diretores com colaboração direta de Beckett. |