Interseções entre arte e arquitetura - estudo de casos: Olafur Eliasson

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Savio, Silvia Maciel
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-07032016-151523/
Resumo: A reflexão sobre a experiência do espaço e seu rebatimento sobre a construção de espaços físicos, no limite entre arte e arquitetura, foi o objetivo desta pesquisa. A apresentação das obras do artista dinamarquês Olafur Eliasson formando um panorama do estudo do espaço, que o artista vem realizando desde 1990. Trata-se de instalações de arte que visam um espaço sensorial, a provocação dos sentidos do visitante para co-produzir uma experiência do espaço. Devido ao embasamento teórico citado frequentemente pelo artista e suas referências artísticas e arquitetônicas, fez-se necessário um capítulo de entendimento da teoria nas obras de Eliasson. Partindo do contato com as obras, o recorte temático foi definido em torno dos aspectos de luz e movimento na percepção do espaço, onde destacam-se as referências do artista na História da Arte Moderna - o Movimento Cinético e o Grupo Light&Space. O triângulo configurado entre as principais figuras destes três momentos - Lászlo Moholy-Nagy, James Turrell e Olafur Eliasson - serve de acesso ao repertório do artista dinamarquês e justifica a pesquisa não enfocar uma série de outras referências notórias de Eliasson. A dissertação divide-se, então, em três capítulos - a Apresentação, o Entendimento da Teoria e as Obras de Eliasson - cuja relação se estabelece nos exemplos das obras comentadas. O emaranhado de referências teóricas encontrado nos livros de Eliasson repercute na miscelânea do capítulo 2. À partir dos conceitos esclarecidos, termos usados pelo artista, a cada obra comentada, Na análise de duas exposições que ocorreram nos anos 2000, Take Your Time e Weather Project, entende-se melhor seu vocabulário e intencões conceituais aplicadas no espaço físico. A relevância das múltiplas pesquisas de Olafur Eliasson, que o colocam na fronteira entre a Arte e a Ciência, engloba também o conhecimento filosófico de seus colaboradores, como o curador Daniel Birnbaum, e culmina na experimentação do espaço nas instalações, na participação do público.