Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Apoena Amaral e |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-16012023-172557/
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Resumo: |
Esta pesquisa trata da ampliação da discussão sobre as adições em Arquitetura Moderna e sua consequente preservação depende da criação de bases analíticas desde a perspectiva do projeto. Indo nessa direção, o trabalho centra o debate no estudo de um grupo de obras paradigmáticas que foram objeto de propostas de adições, a partir da década de 1990, verificando suas relações com a edificação original, suas condicionantes, encadeamentos espaciais e o alcance simbólico-arquitetônico dessas intervenções. No desenvolvimento das leituras utilizamos recursos gráficos apoiados por bases teóricas as quais foram propostas através de sete critérios analíticos como suporte para a verificação das ações projetuais dominantes nos projetos de adições em Arquitetura Moderna, sendo eles: distinção, intervalo, vetor, hierarquia, diálogo, equivalência e contorno. Através desses pressupostos, analisamos com o apoio de diagramas interpretativos, redesenhos, colagens e maquetes digitais cinco projetos ícones da arquitetura moderna: FAU-USP (Vilanova Artigas) adição de Gian Carlos Gasperini, Museu Guggenheim Nova Iorque (Frank Lloyd Wright) adição de Gwathmey Siegel, Museu Kimbell (Louis Kahn) adição de Renzo Piano, Capela Notre-Dame du Haut (Le Corbusier) adição de Renzo Piano e Museu Oscar Niemeyer (antigo Instituto de Educação do Paraná), cuja obra original e a adição são de autoria de Oscar Niemeyer. O trabalhou apontou cinco ações projetuais dominantes de adições em Arquitetura Moderna exemplificadas por cada um dos projetos selecionados, a saber: afastar, vincular, citar, reverenciar e converter, os quais explicitam as particularidades e de cada um e ao mesmo tempo reforçam a potência da leitura gráfica como uma ferramenta projetual primordial no desenvolvimento do aprendizado e da própria produção prática do nosso campo. |