Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Perrotti, Luciana Benassi |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-01022023-194803/
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Resumo: |
O presente trabalho aborda parte da vida e a obra do artista Frans Krajcberg (1921, Polônia - 2017, Brasil), judeu não ortodoxo, que atuou como soldado combatente durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente, no Brasil, tornou-se um artista ambientalista. O tema escolhido para a presente tese origina-se na busca pela compreensão da importância da produção de Frans Krajcberg a partir de troncos, raízes, cascas e partes de árvores calcinadas. O objetivo geral desta tese é demonstrar a importância da produção escultórica de Frans Krajcberg como instrumento de conscientização da civilização contemporânea na conservação do bioma Amazônia. Tem como objeto de estudo o conjunto de esculturas expostas na 32ª Bienal de São Paulo, analisado do ponto de vista da estética. A trajetória percorrida para chegar ao objeto de estudo teve por base a pesquisa bibliográfica e documental, para o levantamento de dados históricos com início na década de 1950 até a década de 1980, período que revela a importância do encontro de Frans Krajcberg com a paisagem natural do Brasil amazônico e para o seu desenvolvimento como artista ambientalista e que culminou com a produção das esculturas expostas na 32ª Bienal de São Paulo. |