Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Souza, Vanessa Raquel Lambert de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/152160
|
Resumo: |
Esta tese objetiva investigar diálogos com a ancestralidade e poiesis afro que integram produções modernas e contemporâneas em gravura e escultura produzidas no Brasil a partir do século XX. O conhecimento visual que aqui se construiu a partir dessas fontes será o motivo dessa investigação. Para esta pesquisa, tomo como ponto de partida poéticas visuais e padrões gráficos presentes em algumas expressões tradicionais africanas bi e tridimensionais, especialmente a escultura e a estampa. O recorte temporal contempla produções modernas e contemporâneas, na tentativa de identificar e refletir acerca de determinados processos de reconstrução de identidades artísticas brasileiras a partir de grafias afro. A identificação de elementos poéticos e gráficos remanescentes tanto na escultura quanto na gravura que se relacionam à cultura afro no Brasil e sua ancestralidade, seja como ponto de partida, seja como inspiração plástica e ou conceitual, bem como os modos de produção e fruição que envolvem tais expressões artísticas, constituem-se como bases estruturantes para reflexões sobre a produção artística desses autores. |