Melodrama em maratona: o efeitismo em serializados para streaming

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Góes, Beatriz Holanda dos Reis Dantas de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-27062023-144543/
Resumo: Esta dissertação analisa o efeitismo do modo melodramático presente na narrativa de um serializado para streaming, a série Bom dia Verônica. A pesquisa inicia-se com uma conceituação deste modo e suas diferenciações enquanto gênero, compreendendo as características do melodrama que atravessam inúmeras mídias e formatos, com foco específico na característica da estética do efeito. A partir da discussão dos formatos de série e da narrativa serializada se estabelecem relações deste último com o melodrama em obras como soap opera e telenovelas, formatos intrinsecamente relacionados ao gênero. As características do modo melodramático são identificadas na narrativa da série criada originalmente para streaming por Raphael Montes e Ilana Casoy, Bom dia Verônica, demonstrando como o modo melodramático faz-se presente na narrativa de uma série serializada.