Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Klein, Michael Édison |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07122023-102508/
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Resumo: |
Quando se trata de planejamento urbano, as abordagens tradicionais limitam-se à elaboração de análises quantitativas de ruído, ignorando outras dimensões associadas à sua subjetividade. Para uma avaliação completa, deve-se considerar a atividade humana e sua relação com os sons do ambiente, a fim de compreender a historicidade e a cultura das marcas sonoras. O presente trabalho procura trazer uma caracterização tanto quantitativa como qualitativa da paisagem sonora do bairro Bixiga, na região central da cidade de São Paulo. O Bixiga é considerado um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, popularmente lembrado pelo forte sotaque italiano e pela rica atividade musical e cultural. A etapa de avaliação sonora quantitativa se divide em duas etapas: na primeira foram realizadas medições em pontos estratégicos do bairro, buscando registrar diferentes parâmetros de níveis sonoros para servir como dado de entrada para simulação em modelo computacional do ruído ambiental urbano e elaboração de mapas de ruído das áreas selecionadas. Na segunda etapa foram realizadas medições de níveis sonoros e de forma simultânea, foram realizadas gravações binaurais dos eventos culturais do bairro para a aplicação de modelos psicoacústicos que caracterizam as sensações auditivas. Enquanto a caracterização quantitativa é importante para o entendimento de como a população local é afetada por determinados níveis sonoros, a caracterização qualitativa dos sons produzidos por eventos e atividades humanas pode registrar suas marcas sonoras, ou seja, sons que possuem qualidades únicas que os tornem especialmente significativos ou notados pela população que habita o local. A avaliação sonora qualitativa foi por meio da aplicação de questionários quanto à caracterização das fontes sonoras locais e a percepção sonora dos participantes. Por fim, foi realizada uma análise estatística adequada para o contexto em que foi possível relacionar as respostas quantitativas e qualitativas da paisagem sonora do Bixiga com o intuito obter uma melhor compreensão da historicidade e do apego afetivo ao meio ambiente a ponto de estabelecer um enaltecimento patrimonial do intangível. |