Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Alves, Veriana Ribeiro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-17112023-124601/
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Resumo: |
Esta pesquisa se propõe a ser uma análise do cinema indígena feito por Zezinho Yube, cineasta Huni Kui formado pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Iremos contextualizar sua trajetória de vida no audiovisual e como ela está ligada a construção de um cinema indígena no Brasil, passando brevemente por sua filmografia para, então, nos concentrarmos com mais atenção aos filmes Ma Ê Dami Xina - Já me transformei em imagem (2008) e Kene Yuxi - As voltas do Kene (2010). Tendo como base o conceito de cultura de Manuela Carneiro da Cunha (2009), investigaremos como os elementos culturais do povo Huni Kui aparecem em cena, e como elementos como as imagens de arquivo, os vídeos, as entrevistas e a cosmologia são utilizados pelo diretor para construir a narrativa fílmica. Zezinho constrói um cinema a partir da mediação, sendo um tradutor do seu povo com aqueles que não fazem parte desta comunidade, nos inserindo através do audiovisual em um universo particular, criado a partir da relação entre quem filma e quem é filmado. |