Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Fernandes, André Luís Reis |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-25082016-140547/
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Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme À procura de Eric(2009), do cineasta inglês Ken Loach. A análise procura fundamentar de que forma a narrativa do filme apresenta aspectos formais e conceituais que permitam aproximar os elementos constitutivos do jogo de futebol com possibilidades de explicações do mundo da pós-modernidade pautadas pelo materialismo histórico. Para tal, será necessário compreender a noção de Mapeamento Cognitivo, de Fredric Jameson, visando delimitar de que forma é possível situar os vínculos históricos do sujeito inserido na pós-modernidade. Não obstante, será necessário compreender como as práticas culturais da classe operária podem ser um bom indicativo para a aplicação desse mesmo conceito, retomando noções importantes como a manifestação de práticas Dominantes, Residuais e Emergentes, de Raymond Williams, bem como a possibilidade de mudanças sociais a partir da noção de Utopia de Ernst Bloch. Tais ideias estão dispostas na obra em questão a partir da manifestação de valores históricos em objetos culturais da indústria cultural. A narrativa busca estabelecer como esses elementos podem constituir aquilo que Pierre Nora conceitua como Lugares de Memória os quais, se ressignificados, podem ser a ponte para reestabelecer as conexões históricas entre o indivíduo e a sociedade. |