Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1999 |
Autor(a) principal: |
Sakamoto, Cleusa Kazue |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-29092011-091005/
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Resumo: |
Busca uma visão mais global do fenômeno criativo e para tanto, elege como objeto de estudo a experiência criativa, já que os estudos habituais da criatividade se destinam à apreensão de seus aspectos de manifestação, a saber: a pessoa, o processo, o produto ou as circunstâncias ambientais envolvidas no acontecimento criador. O estudo baseia-se em entrevistas com pessoas de diferentes áreas profissionais, que relatam suas experiências com a criatividade e, utiliza como guia teórico, a teoria do desenvolvimento emocional de D.W.Winnicott, principalmente em virtude desta proposta teórica representar uma abordagem original do fenômeno criativo. Os relatos das entrevistas apresentam muitos dos temas presentes na teoria de Winnicott, como por exemplo, o Potencial Criativo, a Função da Criatividade e o Fator Facilitador da Afetividade. Os resultados da pesquisa mostram três novos elementos de compreensão da criatividade: a presença de um sentimento de apropriação que indica um compromisso com o processo criativo, a existência de uma ordem interna que rege as ações relacionadas à experiência e a existência de um espaço e um tempo próprios à atividade criadora. A partir da reflexão mais profunda dos resultados, o estudo ressalta a importância da relação entre a criatividade e o desenvolvimento das qualidades afetivas dos seres humanos, uma vez que ambos se encontram nas bases da evolução humana. |