A experiência nordestina no contexto paulistano: o pé-de-serra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Araujo, Diego Corrêa de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-24102022-200030/
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo documentar e analisar o movimento de forró na cidade de São Paulo sob o ponto de vista de músicos e musicistas migrantes nordestinos e nordestinas. Foi utilizada a história oral como base teórica e procedimental. O trabalho teve como base três redes de colaboradores: músicos, musicistas e produtores. Por meio das entrevistas de história de vida, corpus documental desse estudo, discutiram-se questões de gênero, geração, classe social e preconceito. O diálogo entre as narrativas revelou aproximações e distanciamentos entre as redes. As concepções sobre o forró pé-de-serra e o universitário, a presença dos jovens no forró, a diferença entre músicos e musicistas no movimento, e os antigos bailes híbridos, são os principais assuntos discutidos nessa pesquisa.