Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Oliveira Costa, Marcelo |
Orientador(a): |
Maria Chiara Candusso, Flávia |
Banca de defesa: |
Mendes, Wellington,
Gama, Saulo |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
programa de pós-graduação profissional em música
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33210
|
Resumo: |
Este trabalho é composto de uma parte escrita, de um DVD e também de um CD, produzidos com o objetivo de identificar elementos musicais característicos para tocar o forró “pé de serra” na sanfona. Cinco sanfoneiros de destaque neste gênero participaram da pesquisa executando a música “Feira de Mangaio”, de autoria de Sivuca e Glória Gadelha, gravada e analisada dentro de alguns critérios, conforme disposto no capítulo 3: importância das entrevistas, um segredo guardado a sete foles, bases rítmicas para acompanhamento, digitação, armação de acordes, jogo de fole, sobre o desenvolvimento da técnica e diálogo entre duas sanfonas, nascido Na Hora do Adeus. Os cinco sanfoneiros foram entrevistados para informar detalhes da própria execução bem como sua formação musical. A parte escrita do trabalho aborda aspectos históricos do surgimento da sanfona e sua popularização no Brasil, a contribuição de Luiz Gonzaga neste sentido, assim como esclarecimento a respeito do termo forró, no que se refere à etimologia, diante de outras compreensões atribuídas ao termo. O texto traz ainda análise das execuções filmadas, correlacionando a temas e assuntos transcorridos nas entrevistas. O resultado desta pesquisa aponta que embora cada sanfoneiro tenha uma personalidade musical própria, há elementos em comum nas execuções |