Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Cunha, Fernanda Pereira da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-31082015-150049/
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Resumo: |
Este trabalho pretende realizar uma análise crítico-reflexiva sobre as diretrizes educacionais que fundamentam a inclusão digital no processo de ensino/aprendizagem da Arte das sociedades capitalistas, bem como apresentar uma proposta de educação digital libertadora através da e-arte/educação. Para tanto, realizaremos um estudo com base nos seguintes eixos temáticos: conceito de \"técnica\" em relação aos aspectos socioculturais que fundamentam seu uso/idéia; a Indústria Cultural como protagonista dos interesses de dirigentes econômicos capitalistas presentes na sociedade contemporânea; a legislação vigente, incluindo a publicação do Ministério da Ciência e Tecnologia, a qual estabelece parâmetros sobre a Sociedade da Informação no Brasil e Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais apresentam as diretrizes educacionais brasileiras para a inclusão digital a partir das tecnologias contemporâneas utilizadas no processo de ensino/aprendizagem da Arte. Com base nos referidos eixos temáticos, realizaremos um estudo sobre a inclusão digital tecnicista, presente nos meios de comunicação interligados, os quais podem ser utilizados como eficientes instrumentos (e veículos) ditatoriais da indústria e-cultural massiva, para a consolidação dos interesses da elite capitalista. Em oposição ao ensino tecnicista e com base nas abordagens discutidas sobre técnica e tecnologia no âmbito da filosofia existencialista de Ortega y Gasset, sob os auspícios sistêmicos da física social, a qual pertence ao universo não-linear do ciberespaço, bem como dos meios de comunicações interligados, proporemos uma abordagem tecnoética e-arte/educativa, denominada Sistema Triangular Digital, que possibilite o desenvolvimento crítico da percepção digital através de um processo de ensino/aprendizagem concernente às necessidades intrínsecas e epistemológicas da metalinguagem, com seus signos e códigos culturais próprios. |