Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
München, Silvia Vieira |
Orientador(a): |
Boll, Cíntia Inês |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/257496
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Resumo: |
Na contemporaneidade, as tecnologias digitais da informação e comunicação se tornaram ainda mais importantes na vida das pessoas. O acesso às informações ocorre de forma mais rápida, fator que pode ser utilizado também no ensino. Desde 2020, convivemos com a pandemia da Covid-19, o que promoveu o mundo tecnológico e o envolvimento da Cultura Digital na vida das pessoas e, principalmente da escola, dos alunos e dos professores. Dessa forma, o presente estudo procura analisar e discutir como a Educação em Ciências pode ser potencializada por meio da Cultura Digital e Maker na educação básica. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza básica. Para contemplar os objetivos do estudo, optou-se por utilizar a pesquisa documental de caráter exploratório, analisando as possibilidades e desafios das tecnologias digitais, aliadas às metodologias ativas, no ensino de Ciências da Natureza. Também, procurou-se investigar, nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Ciências e Biologia, a presença de disciplinas que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades da Cultura Digital e Maker. Como resultados, verificou-se que o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências pode transformar o método tradicional de ensino quando utilizadas junto às metodologias ativas, para atender as demandas da educação na era digital, os professores precisam ter a formação para tal. No estudo, não foram encontrados componentes específicos da Cultura Maker, mas algumas disciplinas que permeiam aspectos relacionados ao desenvolvimento de competências da sabedoria digital e Maker. O enfoque maior é dado para o letramento, demonstrando que existe um grande campo a ser explorado e que pode ajudar a mitigar os prejuízos acentuados pela pandemia à educação. |