Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Silva, Herbert Gomes da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25022013-133523/
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Resumo: |
Nesta pesquisa estudamos e defendemos o fenômeno do explicar a partir da perspectiva do observador. O sistema conceitual que ressalta o observador como ser biológico e cultural fundamenta-se na Teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A explicação é um fenômeno humano e ao mesmo tempo biológico que só existe quando é aceito pelo observador. A interação é possível quando a constituição biológica do observador permite a perturbação do meio externo à sua dinâmica interna, relacionada diretamente ao sistema nervoso que funciona em clausura operacional. O observador é um ser autopoiético, e por isso, sofre constantes modificações de sua estrutura nos processos interacionais da práxis do viver sem, no entanto, perder a sua identidade. Quando acontece de mais de um observador interagir e se modificar mutuamente, alem de estar em acoplamento estrutural, passam a conviver e possuir um conjunto de comportamentos que dependem dessa história coletiva (ontogenia). Para ilustrar modelos de explicações aceitas, coletamos enunciados com estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de São Paulo. Dos enunciados, foi possível criar categorias que demonstraram a existência de elementos nas explicações dos estudantes oriundos do contexto da práxis do viver, o que indicaria que o ensino de ciências deve refletir sobre esse como elemento fundamental para referenciar a linguagem e os métodos de ensino, tornando a ciência como algo natural ao fazer de seus observadores que buscam conhecer aquilo que esta no fazer dos cientistas, pois \"Todo fazer é um conhecer, e todo conhecer é um fazer\". O observador autopoiético está na relação indissociável entre linguagem, constituição biológica e cultura. |