Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Peliano, Adriana Medeiros |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22062012-170422/
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Resumo: |
Essa dissertação apresenta mais uma aventura de Alice atravessando mais de um século de diálogos e figuras (e de que serve um livro sem figuras e nem diálogos, pensou Alice) com foco no surrealismo. A viagem parte do passeio de barco quando a estória de Alice foi contada pela primeira vez, chegando até as viagens da menina pela webland no mundo contemporâneo. As ilustrações de Lewis Carroll e John Tenniel apresentam a menina vitoriana, contrapondo às influências românticas e pré-rafaelitas de Carroll, à caricatura e às intertextualidades que cruzam às ilustrações de John Tenniel. Num Segundo momento a menina salta do livro de estórias infantis para o livro de imagens poéticas, viajando por um labirinto aonde encontra diversas Alices surrealistas. A femme enfant, a colagem, a imagem poética, a metamorfose, o objeto surrealista e o maravilhoso são os caminhos percorridos nessa aventura. Num terceiro momento Alice viaja pelo mundo contemporâneo aonde a ilustração ganha contornos mais complexos e desafiadores. Arte e ilustração se cruzam nas trilhas da menina de muitas faces. |