Desenvolvimento de protótipo de aplicativo para dispositivos móveis sobre limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santos, Sara Soares dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-24032022-104752/
Resumo: O ambiental hospitalar tem desempenhado um papel influente na transmissão de microrganismos causadores das infecções relacionadas a assistência à saúde, principalmente por intermédio da contaminação das mãos dos profissionais de saúde e do ambiente, sugerindo falhas nos processos de limpeza e desinfecção. Assim, a melhoria dos processos de limpeza e desinfecção hospitalar é um dos componentes incluídos em um conjunto de medidas de controle. O objetivo desse estudo foi desenvolver um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis sobre limpeza e desinfecção de superfícies como ferramenta de apoio educacional a formação continuada dos colaboradores dos serviços de limpeza hospitalar. Trata-se de uma pesquisa aplicada do tipo exploratória-descritiva e com abordagem quantitativa. A construção foi apoiada no Design Instrucional Contextualizado, dividido em fases e construção. A primeira fase consistiu no levantamento das necessidades educacionais e a caracterização dos usuários do aplicativo, por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Fizeram parte deste estudo 12 gestores e 143 colaboradores da equipe de limpeza hospitalar de duas instituições de saúde, uma privada e outra pública, sendo esta composta por funcionários efetivos e terceirizados. A segunda fase abrangeu o planejamento do aplicativo e a terceira, o desenvolvimento do protótipo utilizando o Photoshop para o desenho das telas. Os resultados da etapa de levantamento das necessidades evidenciaram um predomínio do sexo feminino, média de idade de 45 anos e uma baixa escolaridade. As questões sobre satisfação com o trabalho, satisfação com os treinamentos, conhecimentos básicos e desempenho obtiveram uma avaliação positiva por parte dos colaboradores, no entanto algumas situações foram percebidas como de risco a segurança ao paciente e a saúde do trabalhador. Já as questões envolvendo incentivos motivacionais tiveram as pontuações mais baixas. A partir desse levantamento foi possível identificar que há uma necessidade de uma estratégia educacional adicional aos programas de educação já existentes nas instituições, sendo necessário e plausível a progressão do aplicativo como ferramenta de apoio ao ensino desses colaboradores. Com isso, criou-se um protótipo de aplicativo abordando temáticas que se enquadram nas necessidades observadas.