Análise psicofísica de medidas subjetivas de tempo em contexto rítmico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Janzen, Thenille Braun
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-10022010-170351/
Resumo: Objetivo. Estudar mecanismos que limitam a precisão em tarefas de produção de ritmos e sincronização sensório-motora a partir da análise da variabilidade observada em tarefas de bater o dedo com tempo espontâneo, em sincronização sensório-motora a metrônomos externos, e ainda, na manutenção da ritmicidade definida por metrônomos externos, depois destes serem desligados. Método. Um total de 11 participantes (idade média de ± 23 anos, 5 homens, destros e sem formação musical) executaram tarefas de batida do dedo, com o vínculo de ser o mais regular possível, em 3 experimentos: batida de um ritmo espontâneo, sincronização a metrônomos externos (luminosos ou sonoros) com período de 200 ms, 400 ms e 800 ms, e da manutenção do ritmo definido pelos metrônomos, mesmo depois destes serem desligados. A análise dos dados privilegiou a análise dos desvios padrão e coeficientes de variação nos experimentos. Resultados. A periodicidade média espontânea escolhida pelos participantes foi 527,5 ms, com desvio padrão de 107 ms, correspondendo a uma frequência em torno de 2 Hz. O desvio padrão médio individual foi de aproximadamente 29 ms. A sincronização ao metrônomo luminoso foi significativamente mais imprecisa e variável do que ao metrônomo auditivo (p = 0.005). Essa diferença se manteve mesmo nas tarefas de continuação, batendo o dedo depois de desligar os metrônomos, tanto o luminoso quanto o sonoro. Surpreendentemente, a estabilidade das batidas na fase de continuação foi significativamente melhor do que na fase de sincronia, tanto com o metrônomo luminoso quanto com o sonoro (p < 0.004). Outro resultado importante foi que o coeficiente de variação (razão entre desvio padrão e período médio de batidas; aproximadamente 5%) manteve-se mais estável que o desvio padrão em todas as situações experimentais. Discussão. Os dados deste estudo confirmam dados na literatura que sugerem que a frequência espontânea dos movimentos periódicos de seres humanos seja tipicamente de 2 Hz, o que reforça a idéia que a escolha de um ritmo espontâneo seja baseada em substratos anatômicos (ressonâncias biomecânicas), relativamente invariantes entre indivíduos. Também foi confirmada a hipóteses sugeridas na literatura de que, a sincronia a estímulos sonoros é significativamente mais precisa e menos variável que a estímulos luminosos. A maior estabilidade na fase de continuidade do que na fase de sincronia com os estímulos guia, faz pensar que há interferências das pistas externas com o relógio interno. A estabilidade do coeficiente de variação, maior que a do desvio padrão, sugere que o relógio interno dependa de um mecanismo de acumulação. Conclusão. A faixa de 2 Hz presente em movimentos rítmicos oscilatórios é provavelmente inerente a substratos anatômicos relativamente invariantes. Metrônomos sonoros são mais eficientes em guiar a batida de dedo do que metrônomos luminosos. Não foi possível separar a contribuição do relógio interno à variabilidade das batidas de dedo, pois, surpreendentemente, na continuidade de batidas após desligamento de metrônomos externos, seja luminosos que sonoros, a estabilidade melhorou, em vez de piorar. A estabilidade do coeficiente de variação sugere o envolvimento direto de mecanismo de acumulação nos relógios internos, pelo menos nas escalas de tempo dos experimentos (200 a 800 ms).