Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Nascimento, Mariana Galvao |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23022010-150127/
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Resumo: |
O objeto de estudo desta dissertação é a análise da experiência de introdução de oficinas de Cultura Brasileira em escola municipal da capital paulista, cujo projeto pedagógico tem características diferenciadas. Esboçando as linhas mestras do projeto da escola em que ocorre a experiência, ao descrever e problematizar o trabalho desenvolvido nessas oficinas, notadamente, as de Capoeira e de Música que tratam da temática afro-brasileira, buscou-se analisar as tensões existentes entre o conhecimento oficial veiculado na escola e os saberes tradicionais produzidos no universo das culturas populares. Foram realizadas entrevistas com membros da comunidade escolar diretora, professoras, oficineiras, membros do Conselho Pedagógico, bem como alunos e familiares, com o intuito de reconstruir as origens das atividades em torno da cultura brasileira na escola, e de verificar os desdobramentos da abordagem que valoriza as contribuições da cultura afro-brasileira. O objetivo foi o de analisar em que medida há integração entre os conhecimentos sistemáticos e as oficinas culturais; se as professoras da escola demonstram aceitar e reconhecem a proposta de trabalho em torno da cultura afro-brasileira como componente do conteúdo curricular e, ainda, se perceberam mudanças na forma como os estudantes elaboram suas convicções sobre a presença e a contribuição dos afro-descendentes em nossa cultura. Da parte das crianças quis-se identificar como elas captam e reelaboram as informações advindas das oficinas que têm como temática a cultura afro-brasileira e se, de alguma maneira, alunos afrodescendentes aceitam melhor a presença das culturas negras na composição de suas identidades. Do lado das crianças brancas desejou-se observar se a abordagem incitada nessas oficinas produziu mudanças relativas à ampliação de seus repertórios culturais originais. Em relação aos familiares, tentou-se captar como eles aceitam a proposta que a escola oferece, de trabalho com a diversidade cultural. Para tanto, utilizamos o referencial teórico oferecido pela teoria crítica do currículo, com base em autores como Apple, Giroux, McLaren, Sacristán, bem como algumas contribuições de Canclini, para compreender melhor a inserção das culturas tradicionais no contexto do capitalismo global. |