Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Corrêa, Lionela da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-16032023-111627/
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Resumo: |
O Amazonas tem sua cultura formada por influência de diferentes povos que se cruzaram e deram origem a uma cultura cabocla única, com a mistura de elementos indígenas, afro e europeus que são exaltados em diversos festivais amazônicos. Esses eventos envolvem composições coreográficas apresentadas ao público, que recorrem a figurinos, alegorias, luzes, projeções e temas que expõem danças e elementos gímnicos envoltos às suas manifestações folclóricas. Logo, visualizamos nestes festivais um possível caminho para iniciar a prática da Ginástica para Todos (GPT) no referido estado. Neste sentido, esta tese descreve a percepção da experiência vivida por integrantes de um grupo de praticantes de Ginástica para Todos quando do primeiro contato com a ginástica e de construções coreográficas em ginástica com a temática cultural amazônica, que recorreu ao Festival de Parintins para balizar os encontros gímnicos e a temática coreográfica no modelo presencial e remoto. Apoiadas pelos preceitos fenomenológicos Merleau-Pontyano, com destaque à corporeidade como fonte da percepção subjetiva. 19 pessoas do grupo de GPT do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (PRODAGIN) protagonizaram este estudo. Para a coleta de dados foi utilizado a observação participante, com registros realizados em diários de campos e conversas em uma rede social, grupos focais pré composição coreográfica e após composições presencial e remota, método visual, com elicitação de fotos e autofotografia, e entrevista individual. A confiabilidade dos dados ocorreu pela triangulação dos achados. Três temáticas se destacam na análise que ocorreu pela redução fenomenológica: a. Nasce um corpo amazônico; b. A construção identitária no grupo de ginástica para todos, subdividido em: De fora para dentro: eu-Amazônia; Por projetos que incorporam histórias de vida; Pluralidade: ser-indivíduo e ser-coletivo; e por fim, c. Por um fazer ginástico decolonial. Pareceu salutar a interlocução entre a cultura amazônica no fazer ginástico dos entrevistados, evidenciado pela incorporação de movimentos crítico, criativo, mas, sobretudo, significativo ao sujeito que se movimenta! |