Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Araujo, Camila de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-15012013-102652/
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Resumo: |
O uso de gestão visual, por meio de painéis físicos, é um diferencial do gerenciamento ágil de projetos. Os quadros servem de suporte para o trabalho colaborativo, permitindo que artefatos e indicadores sejam criados de maneira participativa e sejam divulgados de forma a motivar a comunicação, com uso de quadros brancos e recados autocolantes. Apesar dos argumentos sobre vantagens para a interação da equipe, há várias inconveniências nessa forma de armazenar as informações do projeto, como a perda de dados históricos. Por outro lado, vivencia-se a popularização de tecnologias que permitem a interação entre usuários, mediadas por painéis digitais touchscreen. Essa tecnologia pode substituir os painéis físicos com significativa ampliação de recursos. Este trabalho propõe uma interface original, de forma a combinar a simplicidade dos quadros físicos com as funcionalidades dos softwares de gerenciamento de projetos, segundo as diretrizes identificadas na teoria do gerenciamento de projetos, tanto na abordagem ágil como na tradicional e especialmente projetada para explorar recursos presentes em painéis digitais. Emprega-se uma revisão bibliográfica sistemática para demonstrar o estado da arte sobre softwares de gerenciamento de projetos e outra revisão bibliográfica para reunir as recomendações para projetos de interface em painéis digitais e interação usuário-computador, com a finalidade de construir a proposta. Em seguida, avalia a usabilidade dessa nova interface, comparando-a, por meio de experimentos, com o uso de softwares tradicionais de gerenciamento de projetos e softwares de gerenciamento ágil, voltados para o uso em desktop. Os resultados indicam que a nova interface gera uma maior satisfação para o usuário. A contribuição original está na interface apresentada, mostrando que há um espaço para o desenvolvimento de novos estudos na área de softwares de gerenciamento de projetos, englobando novas formas de interação e uso de novos dispositivos. |