Da instituição cultural à representação de uma elite nacional: o Instituto Moreira Salles e a reinvenção do mecenato privado no Brasil 1992-2022

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Soares, Ivo Paulino
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-11122023-172543/
Resumo: Esta pesquisa pretende o entendimento do Instituto Moreira Salles, instituição cultural fundada em 1992, com atividades de repercussão no Brasil, reconhecidas atualmente em torno dos temas da memória e da imagem. Sobretudo, a investigação toma o objeto como unidade de análise privilegiada para a compreensão do mecenato privado ocorrido no país nas últimas décadas, especialmente aquele realizado por elites empresariais dedicadas à filantropia em instituições culturais de ambição pública. Para tanto, reconstituo o desenvolvimento da agenda cultural consolidada no Instituto Moreira Salles, partir da análise dos vastos investimentos institucionais na produção de arquitetura, editoração, fotografia, literatura, iconografia, música, ensaísmo e educação, considerando a relevância da conjuntura política favorável ao mecenato privado, as disposições particulares dos mecenas e a colaboração que receberam de inúmeros intelectuais e produtores culturais, em trinta anos de existência. Entre as principais conclusões da tese, defendo como essa instituição está inserida no conjunto de empreendimentos culturais e empresariais com o singular protagonismo da família Moreira Salles, erigido muito antes, o qual mantém constante diálogo, trânsito de funcionários e de ideias e variadas similitudes. Por fim, observo-a enquanto manifestação significativa de dois fenômenos sociais mais amplos, explorados na argumentação, a saber; a consolidação de práticas de burocratização do mecenato privado tradicional e a legitimação da representação pública da família Moreira Salles, como elite propriamente interessada no patrimônio e na transformação do país.