Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Santos, Cristiana Gimenes Parada dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-16072019-083810/
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Resumo: |
O objetivo deste estudo foi investigar em que medida as impressões que os sujeitos têm do teatro influenciam no seu hábito de frequentar espetáculos teatrais. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada com dois grupos, um de moradores de Paraisópolis, comunidade da Zona Sul de São Paulo SP, onde há oferta gratuita de espetáculos teatrais; e outro de moradores da Região Metropolitana São Paulo, com um perfil socioeconômico mais alto, no intuito de evidenciar o que há de diferente nas opiniões de cada grupo. A pesquisa partiu da hipótese, que foi confirmada em grande medida, de que a imagem que as pessoas têm do teatro determina o interesse de frequentar. Para a maioria dos entrevistados, o teatro é visto como uma atividade elitizada, tanto do ponto de vista intelectual quanto econômico, ainda que nem todos concordem que essa imagem seja verdadeira. Essa impressão, acreditamos, exclui grande parte da população do grupo de frequentadores assíduos, pois está relacionada à identidade, que não geraria um sentimento de pertencimento ao universo do teatro, a priori. Essa distância é agravada pela questão do hábito, considerando o contexto social em que os entrevistados estão inseridos e o histórico familiar. Por outro lado, o teatro foi unanimemente considerado importante, e a principal razão é sua contribuição para o desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional dos espectadores. Esses fatores nos levaram a concluir que há uma ideologia arraigada que tem grande participação na criação dessa imagem mental do teatro, pois para muitos entrevistados o teatro é algo interessante, divertido, a pessoa gostaria de ir mais, porém, por algum motivo pouco palpável, não vai. Como possíveis caminhos para estreitar as relações entre público e teatro, os entrevistados trouxeram a questão da importância da educação e especificamente da formação artística como fator fomentador da apropriação da fruição artística. Outro destaque foi a falta de uma divulgação efetiva, que em geral, nem informa, e muito menos incita o sujeito para que se torne espectador. A base para a estruturação do estudo e a análise dos dados teve teóricos ligados aos Estudos Culturais, campo no qual a pesquisa está inserida, ao Teatro, além de referências de outras áreas de estudo como a Sociologia, Sociologia do Lazer, Educação e Mediação Cultural. Assim, a pesquisa buscou colaborar tanto no ambiente acadêmico, quanto com artistas e gestores culturais para a construção de uma relação significativa dessa população com a arte teatral |