Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Fiel, Arthur Felipe de Oliveira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29324
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Resumo: |
Partindo da hipótese de que uma série de conhecimentos e saberes específicos sobre as crianças e o mercado audiovisual se fazem necessários à produção audiovisual infantil, realizamos aqui uma pesquisa qualitativa (DENZIN, LINCOLN, 2006), que parte de um amplo levantamento bibliográfico em torno dos conteúdos audiovisuais infantis produzidos no Brasil e das peculiaridades de seu mercado, também atravessada pela abordagem metodológica da análise fílmica (VANYOE, GOLIOT-LÉTÉ, 1994). A partir da análise de um recorte de obras componentes do Mônicaverso, universo criativo original criado por Maurício de Sousa, apresentamos uma proposta inovadora que objetiva oferecer diretrizes criativas para a produção audiovisual infantil, tendo como argumento central que a produção de qualquer tipo de conteúdo que tenha as crianças como público alvo devem considerar os estágios/etapas de seus processos de desenvolvimento. Para tanto, a proposta leva em consideração a contribuição de Piaget (1999) acerca do desenvolvimento infantil e, como resultado de pesquisa, organiza, a partir da apresentação da triangulação criativa “texto, imagem, som”, um recorte etário categórico para auxiliar na criação de novos conteúdos audiovisuais para infância, sendo eles: primeiríssima infância, para produção de obras direcionadas à crianças com idades entre 0 (zero) e 3 (três) anos; período pré-escolar, para crianças entre 4 (quatro) e 6 (seis) anos; pós- alfabetização / descoberta de mundo, relativo a crianças com idades entre 7 (sete) e 9 (nove) anos; e, o período da criança crescida / tweens, para o público com idades entre 10 (dez) e 12 (doze) anos. Com esta proposição, buscamos contribuir com o desenvolvimento de novas obras e narrativas audiovisuais para o público infantil a partir do embasamento científico e crítico acerca do processo histórico no qual se inserem tais produções, bem como a partir das diretrizes criativas que objetivam nortear a criação de conteúdos cuidadosamente pensados a partir das vivências, experiências, desejos e necessidades das crianças. Por fim, defendemos que, para a elaboração dessas novas produções, as crianças sejam ouvidas e respeitadas em suas subjetividades e também percebidas enquanto agentes políticos na construção das pautas presentes em nosso cotidiano. |