Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Barbosa, Rita de Cássia Kileber |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-01082013-094432/
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Resumo: |
A escrita de Clarice Lispector provoca paixões em alguns leitores e em outros, invencível estranhamento. Depoentes deixaram sua contribuição para esta pesquisa, falando sobre seus sentimentos de gratidão e modificações alcançadas após a leitura do texto de Clarice. Nove contos da autora foram selecionados e analisados à luz da teoria psicanalítica de D. W. Winnocott e à luz da psicologia fenomenológica, buscando entender a sua maneira única e intensa de tocar os leitores. Três figuras que aparecem frequentemente em sua obra foram eleitas como centrais para a investigação do que aqui foi designado como cura: o mundo, o núcleo e a mão. Cada figura se relaciona a outros temas importantes: o vivo e o neutro. Clarice Lispector cura porque não pretende curar: quando os leitores aceitam a mão que ela lhes oferece, podem recuperar a autenticidade perdida e um olhar orientado para a vitalidade e a alteridade do mundo e dos núcleos |